Dando continuidade ao projeto, o coordenador do Hospital do Câncer de Barretos, Dr. Marcelo Almeida, visita às escolas municipais e estaduais de Bebedouro para orientar sobre o câncer de mama, colo de útero e HPV, além de conscientizar sobre o perigo que os jovens são expostos ao terem relações sexuais sem proteção. Na quinta-feira (13), os alunos do ensino médio das escolas "E.E José Francisco Paschoal" e “E.E. João Domingos Madeira”, foram contemplados com a palestra, e além de serem orientados sobre os temas abordados, tiveram suas dúvidas esclarecidas pelo especialista. No dia 10 de março, haverá vacinação contra HPV nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) para crianças entre 11 e 14 anos de idade. Os interessados devem dirigir-se à UBS mais próxima, levando o Cartão do SUS, Carteira de Vacinação e Autorização do responsável legal. Além disso, a Carreta do Hospital do Câncer de Barretos estará em Bebedouro nas…
Com esse calor intenso e altas temperaturas, não tem quem agüente ficar dentro de casa, nem os ventiladores dão conta, por que e o ar que circula é quente. Exatamente por isso cada um se vira como pode para refrescar. Quem não sai de casa mesmo apela para a boa e velha borracha com água, porém que pode vai para um clube com piscinas, um lago um rio e praia. Em todos esses casos os cuidados tem que ser tomados, pois todo ano nessa estação várias pessoas perdem a vida por falta de atenção a cuidados básicos. Nossa reportagem falou com o comandante do Corpo de Bombeiros de Bebedouro Tenente Estefhe Bergoncini sobre os riscos de afogamento nessa época do ano. ACIAB- Quais os cuidados que devem ser tomados ao entrar na água? Tenente- “Eu desaconselho o banho em rios e lagos, porque a pessoa não sabe o que tem…
Na segunda – feira (25) teve inicio a 6ª “Campanha Fique Sabendo”, sendo 516 municípios participantes em aproximadamente 3 mil unidades.   A campanha envolve cerca de 40 mil pessoas entre gestores, interlocutores, coordenadores municipais, gerentes de unidades de saúde, e profissionais de saúde que fazem desta campanha mais um sucesso na expansão de acesso à prevenção em todo o estado.   A “Campanha Fique Sabendo” é uma mobilização de incentivo ao teste de AIDS que busca conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. É importante identificar o quanto antes o diagnóstico do HIV. Assim, a pessoa inicia o tratamento no momento certo, o que pode lhe trazer mais qualidade de vida. Quem tem HIV e não sabe, além de não se cuidar, pode transmitir o vírus involuntariamente.   O trabalho está sendo realizado nas Unidades de Saúde e no SAE (Serviço de Assistência Especializada), onde estão…
A Vigilância Epidemiológica e o Controle de Vetores e Zoonoses descartam 563 casos de suspeita da doença.   Até agora, Bebedouro registrou 907 casos de dengue, de acordo com dados fornecidos pela Vigilância Epidemiológica, e o Controle de Vetores e Zoonoses da cidade.   De qualquer forma, continua o alerta à população para que tomem medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.   Entre as precauções estão eliminação ou cobertura de locais que possam acumular água, como caixas d'água e pneus, já que o mosquito se reproduz em ambientes com água parada.   Os casos confirmados estabilizaram-se desde o mês passado, no entanto, os casos suspeitos tiveram um aumento de 8 registros, de acordo com o último relatório expedido pela Vigilância. Os casos descartados também tiveram aumento de 4 registros.   As estatísticas demonstram que entre crianças de 5 e 14 anos, a maior incidência…
No dia 24 de novembro, às 9h30min, acontecerá em Bebedouro, SP, com o apoio da Ação Social Cooperada Sicoob Credicitrus/Coopercitrus, do departamento de comunicação e marketing da Coopercitrus, da Prefeitura Municipal, da Fundação Abílio Alves Marques e da ONG Artsol, a 2ª edição da “Caminhada Passos que Salvam”, em prol do Hospital de Câncer Infantojuvenil Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lulinha) de Barretos, SP. A Caminhada tem o intuito de sensibilizar e conscientizar toda a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil, assim como, a sua prevenção. O evento também visa angariar fundos para o Hospital Infantojuvenil com a venda de 2.500 kits, no valor de R$25,00 cada, que contém: 1 camiseta, 1 boné e 1 par de cadarços amarelos que serão usados no dia da passeata. No ano passado, Bebedouro recebeu 2 mil kits que foram vendidos, posicionando a cidade entre os municípios que mais…
A maioria das pessoas não sabe o que fazer quando se deparam com alguém em situação de risco à vida. De acordo com os bombeiros, o melhor a fazer é pedir socorro.   Segundo o Sargento Harlei do Corpo de Bombeiros de Bebedouro a população precisa saber que não deve mexer na vítima, pois a ajuda pode se tornar um prejuízo para si e para a vítima e por isso dá algumas dicas:   Não mexa no acidentado! Uma movimentação errada com a vítima pode complicar a situação. Um caso muito comum e que a população comete um erro grave, de acordo com o bombeiro é acidente de trânsito envolvendo motociclista. Em todas as ocorrências, quase 90% delas, a vítima está sem capacete, por que alguém tirou. -Quando a pessoa cai no chão e bate a cabeça com capacete, é como se fosse uma bola, ela cai e pula. Na…
06 Oct

Afinal o que é Gripe suína?

Publicado em Saúde Escrito por
Caso ocorra a contaminação, o paciente deve evitar sair de casa até cinco dias após o início dos sintomas, pois este é o período de transmissão da gripe A.  Grupos de risco   Desde que as mortes em decorrência a gripe suína foram identificadas alguns grupos de risco foram observados. São eles:    • Gestantes  • Idosos (maiores de 65 anos) - neste grupo existe uma situação especial pois os idosos tem sido poupados de morte.  • Crianças (menores de 2 anos)  • Doentes crônicos  • Problemas cardiovasculares, exceto hipertensos  • Asmáticos  • Portadores de doença obstrutiva crônica  • Problemas hepáticos e renais  • Doenças metabólicas  • Doenças que afetam o sistema imunológico  •Obesos    Surto de gripe suína de 2009   O Ministério da Saúde divulgou na quarta-feira (16) um novo balanço sobre a gripe suína --a gripe A H1N1-- no país. Foram confirmados pelo órgão federal 899 mortes…